BARCO HOTEL HANNAH


Email: barcohannah@hotmail.com  -  Fones: (47) 9622-1915  ou  (49) 9951-4274. Copyright © 2010 - Barco Hotel Hannah Web Site - All Rights Reserved.

Informações sobre a pesca e peixes.
A Licença de pesca... é obrigatória... Este documento habilita você a pescar em qualquer região do país, não havendo necessidade de pagamento de outras licenças... Para retirar a sua licença de pesca acesse: http://sinpesq.mpa.gov.br/pndpa/web/pesca_amadora.php

A Cota de captura e transporte federal ... de pescado, por pescador é de: 10 kg + 01 exemplar e 05 piranhas. Os pescadores além de respeitar a cota e o tamanho mínimo permitido, devem, após a pescaria, passar em um posto da Polícia Militar Ambiental (PMA) para preenchimento da guia de controle de pescado, que comprova a origem e permite o transporte do pescado em Mato Grosso do Sul e em outros estados.
Conhecendo a cheia e a vazante do pantanal.

MARÇO / ABRIL /  MAIO
Se inicia a cheia do Rio Paraguai, o nível esta baixo e estes dois meses se caracterizam pela pescaria do peixe de couro: o Jaú, o Pintado, a Caxara, o Barbado, etc, e tambêm a pesca do Dourado. A tuvira é a isca mais usada e mais preferida. Neste período a temperatura é mais amena, variando de 20 a 30 graus Celsius, e clima seco, sem chuvas. São os meses de maior quantidade de captura de peixes, onde através da adecoada os peixes entram em rios menores (com  agua limpa) e que facilitam a sua captura.

JUNHO E JULHO
O Rio Paraguai está com nível mais cheio e estes dois meses se caracterizam pela pescaria do Dourado e do Pacu. O Pacú, que pode ser pescado de duas maneiras: de "batida", nas margens do rio, com vara de bambu e isca de coquinho, tucum - fruta regional e de jenipapo e massas; ou ainda, com vara e molinete em poços profundos com isca de caranguejo. Chama-se a atenção que para esta pesca é necessário um anzol próprio para o Pacú. A pesca do Dourado se dá com iscas artificiais e ou tuviras, e iscas brancas; Atraves da modalidade da pesca do Corrico. Neste período a temperatura é mais amena, variando de 20 a 30 graus Celsius, e clima seco, sem chuvas. Mas o que surpreende é a quase ausência de mosquitos, tornando mais agradável a pesca.

AGOSTO E SETEMBRO
O Pantanal inicia a sua vazante e estes dois meses se caracterizam pela pescaria de fundo : o Jaú, o Pintado, a Caxara, o Dourado, o Barbado, etc. A modalidade de pesca que predomina é na rodada (o barco fica solto, descendo a correnteza dos canais). E como iscas, são usados tuviras, mussum e iscas brancas. Nesta época a temperatura volta a subir, variando de 32 a 42 graus Celsius, e os dias são secos.

OUTUBRO
Final da temporada de pesca, caracteriza-se pela pesca de todos os tipos de peixe e suas respectivas formas de pesca. Ainda é um período quente - temperaturas variando de 32 a 42 graus Celsius - mas, podem ocorrer eventuais chuvas que faz a temperatura, principalmente à noite, variar entre 20 e 30 graus Celsius. Com as chuvas, o Rio Paraguai começa a subir lentamente e tem início o período de cheia do Pantanal.


DICA ESPECIAL: as varas de pesca podem ser apenas duas, uma de equipamento pesado (para Cachara, Jaú, Dourado e Pintado) e uma leve para pesca de pacú e peixes menores.
TIPOS DE PEIXES E EQUIPAMENTOS INDICADOS
TIPO                                TAM. CAPTURA
Pintado                                 85 cm





Caxara                                 80 cm





Palmito                                60 cm





Piranha                                  -----





Piau-Açu                                38 cm





Piraputanga                      30 cm





Pacú                                 45 cm





Dourado                           65 cm





Barbado                           60 cm





Jaú                                            95 cm





Jurupoca                          40 cm





Jurupencém                    35 cm





Cachorra                           -----






A Pesca Esportiva está contida dentro dos conceitos da pesca amadora, porém sua prática não implica necessariamente no abate do pescado. O principal objetivo é a prática do esporte, num convívio sadio com a natureza conservada onde o pesque-e-solte é prioridade e dos peixes, ficam guardadas imagens. A filosofia é de que o consumo do peixe seja fruto do abate de quantidade necessária e suficiente para o uso imediato, sem exageros e desperdícios.
PRATIQUE ESTA IDÉIA!
PEIXES

PANTANAL

AGENDA

PROMOCIONAL

TARIFÀRIO

ESTRUTURA

FOTOS TURMAS

CONTATO

MAPAS

INICIO

(47) 3355-6067
(47) 99622-1915
barcohannah@hotmail.com